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A educação escolar de adolescentes e o conceito de condução da vida
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Palavras-chave

Adolescência. Educação escolar. Individualidade para-si. Condução da vida

Como Citar

ANJOS, Ricardo Eleutério. A educação escolar de adolescentes e o conceito de condução da vida. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 109–121, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641174. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641174. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A partir da aproximação entre a psicologia histórico-cultural e a teoria filosófica ontológica da formação da individualidade para-si, este artigo apresenta o papel da educação escolar no desenvolvimento da capacidade do adolescente conduzir, de forma consciente, sua vida cotidiana. Este trabalho defenderá que a apropriação, por parte do adolescente, das objetivações genéricas para-si, como a ciência, a arte e a filosofia, possibilita a formação de novas funções psicológicas superiores, desenvolvendo o autodomínio da conduta e a estruturação da personalidade e da concepção de mundo nessa idade de transição. Isso significa que o adolescente pode aprender a hierarquizar, de maneira consciente, suas atividades da vida cotidiana, isto é, desenvolve-se a capacidade de condução da vida.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641174
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Referências

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