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O ser e o não ser da universidade pública: o público e o privado em questão na educação superior brasileira
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Palavras-chave

Educação Superior. Capitalismo Dependente. Estado

Como Citar

SILVA, Matheus Castro da. O ser e o não ser da universidade pública: o público e o privado em questão na educação superior brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 172–188, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641177. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo pretende investigar de que forma a Educação Superior pública se configura atualmente, levando em consideração a relação que há entre as esferas públicas e as esferas privadas em nossa sociedade. Para tanto, utilizaremos o materialismo histórico e dialético como método, em uma perspectiva para além da compreensão, mas de ação para a superação dessa realidade. Com isso, buscamos entender de que forma o Brasil está inserido na ordem mundial capitalista, que, de acordo com Autor e Autor, é de forma dependente e periférica e a maneira que isso se materializa em nossas relações sociais, neste caso, as políticas educacionais. Nesse sentido, discutir as relações entre o público e o privado na educação pública torna-se imperioso, porquanto vemos ataques cada vez maiores por parte do capital aos serviços públicos, utilizando-se do Estado, e da educação, como trincheiras avançadas no processo da luta de classes.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641177
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