Banner Portal
Experiências montessorianas no projeto de extensão ludoteca em movimento da Universidade Estadual de Londrina
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Atividades lúdicas. Maria Montessori. Educação lúdica. Experiências sensoriais

How to Cite

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SILVA, Anilde Tombolato Tavares da; BITTENCOURT, Candida Alayde de Carvalho. Experiências montessorianas no projeto de extensão ludoteca em movimento da Universidade Estadual de Londrina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 280–292, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641184. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641184. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo objetiva compartilhar as experiências do Projeto de Extensão - Ludoteca em Movimento - da Universidade Estadual de Londrina, Paraná – Brasil que atende crianças entre 4 a 10 anos em um espaço alocado no próprio Campus Universitário. A nossa inquietação parte deste contexto contemporâneo que negligencia a criança como um ser ativo, criativo e há um empobrecimento das relações ente adultos e crianças negando-lhe o direito de ser criança. Neste sentido, a obra de Maria Montessori se constitui indubitavelmente numa bela e fecunda contribuição para as atividades lúdicas e expressivas das crianças que participam do projeto. O ambiente foi organizado com a influência, entre outros, do método montessoriano, sendo organizado com espaços adequados, silencioso e em contato com a natureza. Assim, as crianças desenvolvem experiências sensoriais diversas: brincadeiras individuais e coletivas, exercícios físicos e intelectivos, experiências sensoriais com música, arte e criações diversas, de maneira que venham a favorecer o desenvolvimento integral e totalizante da criança enquanto ser humano. Acreditamos, então, que a criança deve ser autora de sua própria educação e de sua própria história social. Inferimos que uma educação lúdica pode extrapolar as dimensões espaciais e físicas de confinamento: “(...) não é a de quatro paredes, entre as quais as crianças são confinadas, mas a de uma casa onde possam viver em liberdade para aprender e crescer (...), onde elas possam encontrar atividades condizentes com seu desenvolvimento físico e mental” (MONTESSORI, 1961, p.17).

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641184
PDF (Português (Brasil))

References

LAMOREA, Maria Lúcia et all. Contribuições do método Montessori. Revista Brasileira de estudos pedagógicos, Brasilia, n. 185, p.90-109, 1996.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. Trad. Aury Brunetti. S.P.: Flamboyant, 1965.

MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente. 2. ed. Portugal, 1985.

MONTESSORI, Maria. A criança. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Internacional Portugália, s.d.

MONTESSORI, Mario Junior. Educação para o desenvolvimento humano – Para Entender Montessori. 1. ed. Tradução Leonora Corsino. Rio de Janeiro: Editora: OBRAPE, s.d.

CALÓ, G. MONTESSORI, M. IN: CHATEAU (dir.), Os Grandes Pedagogos, Trad. de Maria Emímia Ferros Moura, Lisboa, Livros do Brasil, s/d, [1956], p. 343.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.