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A produção científica sobre imigração e educação no Brasil: análise historiográfica das instituições escolares étnicas
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Palavras-chave

Historiografia. Instituições Escolares. Educação de Imigrantes

Como Citar

MARTINIAK, Vera Lucia. A produção científica sobre imigração e educação no Brasil: análise historiográfica das instituições escolares étnicas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 147–158, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641933. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641933. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta uma análise da produção científica que aborda as temáticas relacionadas à história das instituições escolares destinadas à educação de imigrantes. A coleta dos dados deu-se por meio dos sites dos programas de pós-graduação de algumas instituições, bem como a consulta ao banco de dados mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Fez-se uma análise dos dados encontrados que posteriormente foram organizados em tabelas e organizados em banco de dados. De acordo com alguns autores a educação de imigrantes ainda é um tema com poucos trabalhos publicados. Dos trabalhos publicados a grande maioria concentra-se na região Sul, devido a sua influência fortemente marcada pela presença de imigrantes europeus. Em relação à História das Instituições Escolares observa-se um aumento no número de trabalhos, em decorrência do crescimento dos programas de pós-graduação no Brasil a partir de 1990. A criação dos Grupos de Trabalho em diversas áreas acabou dando um incremento na qualidade e quantidade de trabalhos.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641933
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