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A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980
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Palavras-chave

Educação Especial. Integração. História. Paraná

Como Citar

SILVA, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da; ORSO, Paulino José; SILVA, Dorisvaldo Rodrigues da. A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 251–265, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641940. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda, de forma resumida, resultados de pesquisa realizada durante a dissertação intitulada Educação da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980: coexistência de atendimento em escolas públicas regulares e em especiais privadas/filantrópicas. Tem como objetivo compreender como o atendimento na área de educação especial foi oficializado pelo Estado, constituindo legalmente a possibilidade de oferta educacional em ambientes escolares públicos e privados/filantrópicos. O trabalho de pesquisa centrou-se em revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias existentes em instituições públicas, banco de dados de teses e dissertações e busca por registros documentais, como as Mensagens de Governadores apresentadas na Assembleia Legislativa do período investigado. O Estado do Paraná implementou ações relacionadas à Educação Especial, por meio de legislações estaduais que foram pautadas na Política do CENESP – Centro Nacional de Educação Especial. Deste modo, frente à concepção de pessoa com deficiência presente nas propostas de currículo destinadas para esse segmento, a expansão do atendimento em escolas especiais superou o atendimento no ensino regular.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641940
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Referências

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