Banner Portal
Família “margarina”: as estereotipias de famílias na indústria cultural e a des/re/construção de conceitos docentes
PDF

Palavras-chave

Escola. Mídia. Formação de Conceitos. Famílias Organizadas em Modelos Não Convencionais

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; COIMBRA, Renata Maria. Família “margarina”: as estereotipias de famílias na indústria cultural e a des/re/construção de conceitos docentes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 266–279, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641941. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641941. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Comumente observamos que a indústria cultural através da mídia pulveriza e torna visível uma série de experiências biográficas e modelos organizacionais, nomeados para este estudo de “família margarina”, que contribuem para aprofundar e ampliar os estigmas reforçando estereotipias. Pensando na problematização do conceito de família buscamos compreender como a indústria cultural contribui na formação do conceito de família na visão de alunos do curso de pedagogia como condição de sua futura atuação profissional. Participaram da investigação alunos do primeiro ano de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, através de debates acerca do conceito de família utilizando como estratégias textos, fontes disponíveis na rede mundial de computadores e propagandas televisivas. Concluímos que a visão dos sujeitos da pesquisa aponta para uma visão clássica de família, baseada em características definidoras. É necessário problematizar a realidade das famílias na contemporaneidade no processo formativo destes indivíduos e a complexidade dos fatores que interferem no seu conceito de família, para tanto, ela deve ser compreendida historicamente e analisada em suas especificidades através da adoção de determinados pressupostos pedagógicos. 

https://doi.org/10.20396/rho.v15i64.8641941
PDF

Referências

ALVES, Leonardo Barreto Moreira. O Reconhecimento Legal do Conceito Moderno de Família: O Art. 5o, II e Parágrafo Único, da Lei No 11.340/2006 (Lei Maria Da Penha). De jure: Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, n.8, p.329-34, jan./jun, 2007.

ÀRIES Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flasksman. 2. Ed. LTC- Livros Técnicos e Científicos: Rio de Janeiro, 1981.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. TOMAZ, Fernando (Trad.). Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Socilologia. PEREIRA, Miguel Serras (Trad.). Fim de Século, Lisboa, 2003.

BRANDÃO, Zaia. CANEDO, Maria Luiza. XAVIER, Alice. Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49 jan.-abr. 2012, p. 193-243.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: 2014. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em 05 nov. 2014.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 41-58, jan./abr.2004.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre a família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, no 110, p. 143-155. julho/2000.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, p.21-32, 2007.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Trad. Leandro Korder. 9. Ed. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1984.

HINTZ, Helena Centeno. Novos tempos, novas famílias? Da modernidade à pós-modernidade. Pensando famílias. p.8-19, 2001.

HIRONAKA, G. M. F. N. Família e Casamento em Evolução. In: Revista Brasileira de Direito de Família, Porto Alegre, no 1, abr./jun. 1999, p. 7 a 17.

LARA, A. M. B. MOLINA, A.A. Pesquisa qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: TOLEDO, C. C. A. GONZAGS, M. T. C. (Org.). Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de ciências humanas. Maringá: Eduem, 2011, p. 121 – 172.

LOMÔNACO, J. F. B et al. Do característico ao definidor: um estudo exploratório sobre o desenvolvimento de conceitos. Estudos de Psicologia. Jan-abr 1996. Vol. 12 n1 p.51-60

MELLO, Sílvia Leser de. A violência urbana e a exclusão dos jovens. In: SAWAIA, B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Ed. Vozes, 2001, p. 129-140.

NÉBIAS, Cleide. Formação dos conceitos científicos e práticas pedagógicas. Interface – Comunic, Saúde, Educ 4, fev/1999, p. 133-140.

OLIVEIRA JR, Isaias B. de. MAIO, Eliane Rose. Família e escola: um novo (re) pensar e (re) agir pedagógico. Revista LABOR. no 10, v.1, 2013, p. 101-114.

OLIVEIRA JR, Isaias B. de. MAIO, Eliane Rose. Kit Gay: “dá para continuar discutindo esse assunto? Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa,v. 5, n. 1, jan. / jul. 2014, p. 208 - 227

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia. Campinas. p. 99-108, janeiro-março. 2010.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de família: uma abordagem psicanalítica. 2a. ed. rev. atual. ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

RODRIGO, MariaJosé.; CORREA, Nieves. Representações e processos cognitivos: esquemas e modelos mentais. In: COLL, C; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. [Org.] Desenvolvimento psicológico e educação. Vol. 2. 2a ed. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 81-93.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. n. 20, Mai./Jun./Jul./Ago. 2002b, p. 60-70.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 107-116, jan./jun. 2002a, p. 107-116.

VARANI, A. SILVA, D. C. R. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 91, n. 229, set./dez. 2010, p. 511-527.

YUNES, Maria Angela Mattar; GARCIA, Narjara Mendes; ALBUQUERQUE, Beatriz de Mello. Monoparentalidade, pobreza e resiliência: entre as crenças dos profissionais e as possibilidades da convivência familiar. Psicol. Reflex. Crit., vol.20, n.3, 2007, p. 444-453.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.