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Responsabilidade social ou alienação?
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Palavras-chave

Educação. Responsabilidade social. Empresários e educação

Como Citar

LEAL, Aline Dionízio; RODRIGUES, Melânia Mendonça. Responsabilidade social ou alienação?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 33–41, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642694. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642694. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção da lógica empresarial na educação, mais precisamente, o conceito de responsabilidade social, entendida como o impulso à ação coletiva do empresariado, tendo em vista o alcance de objetivos político-ideológicos (MARTINS, 2009). Para fundamentar a pesquisa, fizeram-se necessários estudos bibliográficos baseados em autores como MARTINS (2009), SILVA e RODRIGUES (2013), VITULLO (2012), como também, buscas em sítios da internet sobre a temática.  O texto aborda as ações desenvolvidas pelo empresariado, visando à conformação dos trabalhadores, do século XIX – com as vilas operárias – ao mandato petista do ex-presidente Lula, quando a classe empresarial entendeu que a educação era o meio mais seguro e eficaz de moldar as futuras gerações, adequando-as à lógica do mercado (MARTINS, 2013). Observou-se a evolução do conceito acima citado, passando do “valor agregado” ao “responsabilidade social”, que engloba outros clichês de “solidariedade”, “sustentabilidade”, “gestão responsável”, adotados por tantas empresas e incentivados pelo governo em suas mais variadas instâncias, a fim de angariar tanto capital financeiro quanto apoio midiático, tornando as empresas melhor aceitas pela população.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642694
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