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No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir
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Palavras-chave

Escrita reflexiva. Planejamento. Descrição.

Como Citar

FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves; GOMES, Vanise dos Santos. No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 360–372, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8643761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643761. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo problematiza resultados de uma pesquisa em nível de mestrado, realizada junto a seis estagiárias do curso de Pedagogia, cuja temática é a escrita na formação inicial de professores. Percorrendo-se dois questionamentos básicos: quais compreensões sobre o registro reflexivo são apresentadas nas escritas dos sujeitos da pesquisa? Que possíveis contribuições exerce a escrita reflexiva na constituição de professoras em formação? As discussões estão fundamentadas a partir da contribuição de autores como Marques, Warschauer, Moraes e Galiazzi entre outros, sendo que a metodologia de análise respaldou-se na análise textual discursiva, de Moraes e Galiazzi. As ideias apresentadas são motivadas pelo título “No rastro da escrita de professores em formação: descrever para refletir”, o qual aborda o caráter descritivo do registro de professoras em formação quando na realização do estágio obrigatório do curso de Pedagogia. A partir das discussões realizadas, conclui-se que o registro reflexivo possui um caráter descritivo, o qual contribui para qualificar a avaliação e o planejamento do trabalho docente.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8643761
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Referências

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