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As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia
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Palavras-chave

Educação integral. Rondônia. Politecnia.

Como Citar

OLIVEIRA, Marco Antonio; LÔBO, Cláudia Barbosa; FERRAZZO, Gedeli. As formas de materialização das políticas de educação integral em Rondônia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 100–123, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8644345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644345. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar as formas de materialização das políticas de Educação Integral na Educação Básica do Estado de Rondônia. Trata-se de uma questão importante, na medida em que, precisa ser respondida sem mistificações ou especulações. Para tanto, esse trabalho busca o vínculo histórico entre a concepção de educação integral e o conceito de politecnia. Para alcançarmos tal objetivo direcionamos o levantamento documental e bibliográfico acerca do conceito de educação integral, assim como um levantamento de dados durante o encontro de coordenadores e diretores da rede pública escolar de Rondônia entre 19 e 21 de outubro de 2015, no qual foi aplicado um questionário aberto para 24 coordenadores e 24 diretores, totalizando 48 profissionais que trabalham cotidianamente em escolas que ofertam o Programa Mais Educação. O referencial teórico se fez por meio de uma opção teórica alicerçada em autores como Marx (2003), Marx; Engles (1992; 2007), Maciel (2013), Alves (2006) e Mészáros (2005). Esse referencial serviu de suporte para elaboração do roteiro de observação e para a aplicação do questionário Assim, busca-se responder o problema colocado a partir da análise da percepção daqueles que encontram-se no “chão da escola”. Afinal, não basta que se constituam em meros executores de projetos oficiais e responder burocraticamente pela escola ou pelo sistema educacional.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8644345
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