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Alguns limites e possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar
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Palavras-chave

Prática pedagógica. Cotidiano escolar. Ação do professor.

Como Citar

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; COSTA, Rogerio da; OLIVEIRA, Claudia Chueire de; LUCIANO, Helio Jose; MARTINS, Nathalia. Alguns limites e possibilidades da prática pedagógica no contexto escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 245–254, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8645118. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645118. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O presente texto tem como finalidade identificar e analisar a concepção docente em relação aos principais aspectos que interferem de maneira positiva e negativa na prática pedagógica, levando em consideração o cotidiano escolar. Desta maneira, para este estudo utilizou-se pressupostos da abordagem qualitativa, amparando-se no método dialético. Assim, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo compõem o conjunto de procedimentos investigativos. Outro ponto relevante é a compreensão referente aos limites da práxis pedagógica, considerando a relação entre o pensar e o construir de novas possibilidades referentes ao trabalho docente peculiar ao contexto em que está inserido. Assim, por meio deste estudo constatou-se que, torna-se imprescindível trabalhar com o pensar e o repensar das concepções sobre a prática docente relacionando-se  a construção social da mesma, na qual é permeada de ideologias, valores e relações de poder que compõem o imaginário de uma dada sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8645118
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