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Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas
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Palavras-chave

História da educação brasileira. Livro didático. Matemática.

Como Citar

PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 214–229, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8645234. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645234. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ao longo da história da educação brasileira, o Livro Didático ou Manual Escolar tornou-se muito mais do que um recurso auxiliar no trabalho de professores e na aprendizagem dos alunos e, um meio de divulgação do conhecimento por pesquisadores para uma dada comunidade. Através de medidas educativas e políticas públicas que vêm permeando a trajetória e evolução da educação básica no país, eles ultrapassaram os limites estritamente educacionais, sendo reconhecidos por sua influência como difusores culturais, assim como um produto com alto potencial de consumo pela indústria editorial, movimentando o mercado econômico com valores substanciais. Diante disso, o Ministério da Educação vem se preocupando mais efetivamente com a escolha dos Livros Didáticos, desenvolvendo periodicamente uma avaliação que contempla os livros da Educação Básica. Entretanto, no início do século XIX, a situação era bem diferente. Este artigo visa apresentar um panorama histórico do Livro Didático brasileiro, em particular da disciplina de Matemática, no seu contexto mais geral, com enfoque na sua importância pedagógica e político-econômica, durante os séculos XIX, XX e XXI.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645234
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