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A construção identitária da licenciatura em educação do campo na UFT: perspectivas docentes
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Palavras-chave

Licenciatura em educação do campo. Implantação. UFT. Docentes.

Como Citar

GOMES, Darlene Araújo; VIZOLLI, Idemar; SANTOS, Jocyléia Santana dos; STEPHANI, Adriana Demite. A construção identitária da licenciatura em educação do campo na UFT: perspectivas docentes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 373–396, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i71.8645405. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645405. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada relata o processo de implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos campi de Arraias e Tocantinópolis e os percursos, desafios e práticas de docentes que participaram desse processo. Através da análise das narrativas destes sujeitos, procurou-se identificar as bases legais, epistemológicas e pedagógicas que fundamentam a LEdoC, assim como, a concepção de Educação do Campo que norteia a práxis educativa nos campi. A metodologia utilizada para coleta de dados foi o registro da história oral, que se situa na perspectiva da abordagem qualitativa. Em conformidade com os procedimentos desta abordagem, confeccionou-se um roteiro de entrevistas com questões pré-estabelecidas, no intento de ouvir os docentes sobre seu protagonismo no processo de construção da LEdoC. As entrevistas foram transcritas e incorporadas ao texto para apreender dos relatos, suas trajetórias e percepções sobre o contexto em que atuam. Desvelou-se que o curso privilegia a cidadania e a inclusão social, colocando os sujeitos do campo no processo produtivo com justiça, bem estar social e econômico e que a sua materialização demanda de seus executores novas posturas, frente aos conflitos e enfrentamentos de se colocar os objetivos da Educação do Campo em prática.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i71.8645405
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