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A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação
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Keywords

Plano de Desenvolvimento da Escola. Ensino Médio. Política de Educação. Plano Nacional de Educação.

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COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; SILVA, Gilmar Pereira da; COSTA, Ana Maria Raiol da; FREITAS, Riane Conceição Ferreira. A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 678–698, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8645860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645860. Acesso em: 17 may. 2024.

Abstract

Abordamos a política de educação do ensino médio no Brasil. Problematizamos como esta política está estruturada, apontando os desafios para esta etapa da educação básica. A metodologia incluiu estudo documental do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano Nacional de Educação (PNE), com análise pautada em referencial teórico que adotam o materialismo histórico dialético. Os resultados revelam que o PDE impulsionou determinados avanços, como a criação do IDEB, a garantia do Piso Salarial dos professores, a organização dos Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFETs); ressaltamos que apenas leis, decretos e planos de governo, não dão conta de consolidar uma educação de qualidade social. Concluímos que os desafios ainda são grandes e podem não tornar efetivas as proposições do PNE. Faz-se necessário, compreender que os fatos sociais não estão isolados e as relações sociais não são estáticas. É urgente e necessária, a ampliação de forças para que a escola de ensino médio caminhe em direção a formação humana dos estudantes.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645860
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