Banner Portal
Mitologia afro-baiana: possibilidade de uma prática pedagógica
PDF

Palavras-chave

Identidade baiana. Mitologia Afro-brasileira. Prática pedagógica

Como Citar

CRUSOÉ JÚNIOR, Nilson Carvalho; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; SOARES, Cecília Conceição Moreira. Mitologia afro-baiana: possibilidade de uma prática pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 67, p. 291–301, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i67.8646123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646123. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um trabalho no qual elenca-se elementos contextuais que podem servir de ferramentas para que professores possam trabalhar com novas abordagens pedagógicas e perspectivas ideológicas distintas das tradicionais. Aponta a valorização do papel simbólico e estético da mitologia em geral, como sendo de importância cabal para a formação de educandos críticos e sensíveis às transformações sociais, no que tange à formação das culturas brasileira e baiana, em especial. Nesses contornos, perceber que o entendimento da mitologia afro-brasileira é essencial, pois formula e instiga vivências históricas daqueles que são herdeiros diretos dos grupos menos favorecidos da nossa sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646123
PDF

Referências

ANDERSON, Robert. O Mito de Zumbi: implicações culturais para o Brasil e para a diáspora africana. Revista Afro-Ásia, Salvador: UFBA/CEAO. v. 17. p. 99-119, 1996.

BASTIDE, Roger. Religiões Africanas e Estruturas de Civilização.Revista Afro-Ásia, Salvador: UFBA/CEAO, v. 6 e 7. p. 5-16, 1968.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas, SP: Papirus, 1988, p. 95-119.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização (Vol.2). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994.

FREITAS, Edmundo Leal de. Personalidade: identidade nas comunidades afro-baianas. Revista Afro-Ásia, Salvador: UFBA/CEAO, v.16, p. 80 – 89,1995.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, Vozes, 1986.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Terras de uso comum: oralidade e escrita em confronto. Revista Afro-Ásia, Salvador: UFBA/CEAO, v. 16. pp. 116-132, 1995.

LUZ, Marco Aurélio. Arkhé e Axexé: linguagem e Identidade. In LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra em tempos pós-modernos [online]. 3. ed. Salvador: EDUFBA, 2008. 181 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/39h/pdf/luz-9788523209063-11.pdf. Acesso: 14 set. 2015.

MACHADO, Vanda. Mitos afro-brasileiros e vivências educacionais. Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Salvador-BA, 2003.

MURARI, Juliana Cristhina et al. Objetivos e Características da Educação Homérica: Uma reflexão sobre o conceito de Areté. ANAIS do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE / III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – 26 a 29 de outubro de 2009 – PUCPR. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2562_1928.pdf. Acesso: 14 set. 2015.

WANDERLEY, Alba Cleide Calado & AQUINO, Mirian de Albuquerque. A construção da identidade afro-brasileira em histórias de vida, lutas e resistências. SAECULUM – Revista de História [21]; João Pessoa, jul./dez. 2009, p. 181-193.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Coleção “A obra-prima de cada autor”. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.