Banner Portal
“Professor, você trabalha ou só dá aula?”: o fazer-se docente entre história, trabalho e precarização na SEE-SP
PDF

Palavras-chave

História do trabalho docente. Precarização do trabalho docente. Resistência.

Como Citar

OLIVEIRA, Mariana Esteves de. “Professor, você trabalha ou só dá aula?”: o fazer-se docente entre história, trabalho e precarização na SEE-SP. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 381–382, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8647617. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O texto em tela constitui-se como resumo da tese de doutorado defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em História da UFGD, acerca da precarização do trabalho docente, sob a luz da História Social do Trabalho. A pesquisa, motivada pela ausência do professor como sujeito histórico do trabalho na historiografia social, amparada no materialismo histórico dialético, discutiu as categorias de salários, jornadas e contratos com um recuo histórico a partir dos anos 1950, e somou as categorias de avaliacionismo, violência, adoecimento e crise de mobilização, que se engendraram e aprofundaram sobretudo a partir dos anos 1990. Além do cenário material, a pesquisa desvelou as formas como os professores experimentaram esses processos e como representam o trabalho docente, evidenciando que idealizações acerca da profissão corroboram com os projetos de degradação e flexibilização do trabalho docente operados em nome do capital.
PDF

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.