Abstract
O texto em tela constitui-se como resumo da tese de doutorado defendida em 2016 no Programa de Pós-Graduação em História da UFGD, acerca da precarização do trabalho docente, sob a luz da História Social do Trabalho. A pesquisa, motivada pela ausência do professor como sujeito histórico do trabalho na historiografia social, amparada no materialismo histórico dialético, discutiu as categorias de salários, jornadas e contratos com um recuo histórico a partir dos anos 1950, e somou as categorias de avaliacionismo, violência, adoecimento e crise de mobilização, que se engendraram e aprofundaram sobretudo a partir dos anos 1990. Além do cenário material, a pesquisa desvelou as formas como os professores experimentaram esses processos e como representam o trabalho docente, evidenciando que idealizações acerca da profissão corroboram com os projetos de degradação e flexibilização do trabalho docente operados em nome do capital.A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
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