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Pombal, a modernidade e as origens da reforma de ensino na América portuguesa e Portugal
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Palavras-chave

Pombal. Reforma de ensino. Grão-Pará

Como Citar

DAMASCENO, Alberto. Pombal, a modernidade e as origens da reforma de ensino na América portuguesa e Portugal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 16–32, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8648240. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648240. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla sobre a implantação do “Diretório dos Índios” de 1757 no Estado do Grão-Pará, à época governado pelo irmão do Marquês de Pombal, e busca discutir o papel que a reforma do ensino ali desencadeada teve no domínio luso da região, apresentando aspectos do contexto no qual a mesma se efetivou. No governo de Mendonça Furtado, irmão de Carvalho e Melo, entre os anos de 1751 e 1759, dá-se início a um amplo processo de transformações que culminaria, dentre outros acontecimentos, com o surgimento de escolas estatais que viriam a substituir o sistema jesuítico de educação elementar, antes mesmo da reforma do ensino deflagrada a partir de Lisboa. O instrumento legal que a subsidia é o “Diretório dos índios” de 1757, que pode ser considerado o mais importante documento de política educacional da história da América portuguesa naquele período.
https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648240
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