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A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI
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Palavras-chave

Educação integral. Tempo integral. Pensamento pedagógico.

Como Citar

SILVA, Luciene; SOUZA, Maria de Fátima Matos de; CUNHA, Célio da. A influência do pensamento pedagógico brasileiro na política de educação integral do século XXI. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 69, p. 124–139, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i69.8648241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648241. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a construção do conceito de Educação Integral de Tempo Integral que vem se desenvolvendo no cenário educacional brasileiro e de como esses conceitos contemporâneos são influenciados pelas concepções pedagógicas presentes no pensamento educacional desde o final do Século XIX e início do século XX. A análise se centra em estudos bibliográficos em que se buscou estudar as concepções pedagógicas, os principais expoentes da educação brasileira e suas contribuições na construção dos conceitos de educação integral em tempo integral e as políticas de educação integral retratadas nos documentos oficiais. Os estudos revelam que a escolanovismo é a concepção pedagógica que mais tem influenciado as políticas de educação integral em tempo integral no Brasil. O estudo conclui que a expansão dos ideais fundados em bases escolanovista contribuíram para que novas demandas fossem se inserindo no pensamento educacional brasileiro contemporâneo, o que resultou na construção de políticas públicas educacionais em uma perspectiva de Educação Integral de Tempo Integral, e sua legitimação nos ordenamentos jurídicos.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i69.8648241
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