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Análise das bases filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “por uma educação do campo”
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Palavras-chave

Educação do campo. Método. Filosofia. Marxismo.

Como Citar

NETO, Luiz Bezerra; LUNA, Junior Cesar. Análise das bases filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “por uma educação do campo”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 811–826, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8650925. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650925. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca analisar as Bases Filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “Por uma Educação do Campo”. Este movimento liderado pelo MST, em defesa de uma educação do campo serviu principalmente para denunciar as condições a que as escolas da zona rural estavam sujeitas, até aquele momento, segunda metade da década de 1990. Neste artigo partimos do pressuposto de que esse movimento foi constituído em torno de algumas bases teórico-filosóficas, que passamos a analisar. Percebemos que há nelas um ecletismo teórico-metodológico divergente das intenções com as quais os mesmos são indicados, ou seja, há um distanciamento dos objetivos proclamados com as bases teóricas da realidade objetiva da ação prática. O texto apresentado, deriva de pesquisas em que os autores se propuseram a discutir a seguinte questão: Existem fundamentos teórico-filosóficos que preencham satisfatoriamente a lacuna da Educação do Campo? Para tentar responder esta questão buscar-se-á uma identidade teórico-filosófica genuína, da qual sabemos ser um desafio ousado, pois a falta de consenso entre as bases dos principais movimentos sociais que lideram o programa “Por uma Educação do Campo” constitui uma diafonia, ao nosso ver, por não utilizarem os métodos efetivos como óculos para uma leitura da realidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650925
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