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Contribuições da psicologia à educação básica e o problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa
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Palavras-chave

Psicologia. Psicologizacão. Educação.

Como Citar

ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa. Contribuições da psicologia à educação básica e o problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1195–1208, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8652472. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652472. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O lugar ocupado historicamente pelas teorias psicológicas acabou por produzir o processo de psicologização da educação, ou seja, quando problemas educacionais são reduzidos, quase exclusivamente, a problemas psíquicos individuais ou familiares. Assim, a Psicologia acabou estabelecendo um percurso de legitimação de práticas adaptacionistas e de exclusão que, contemporaneamente, vem sendo repensado por teorias que buscam reinserir o social como pilar importante a sustentar as explicações de problemas relacionados à aprendizagem e à educação. Por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa, busca-se repensar sobre as reais contribuições da atuação da Psicologia ao campo da Educação Básica considerando o fenômeno da psicologização da educação. Entende-se que a Psicologia só poderá contribuir a esta esfera da educação se fortalecer, através de um olhar crítico sobre suas teorias e práticas, um modo pensar e de operar que procure romper com sua história de psicologização e de adaptação social.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652472
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