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Negros e os ninguéns
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Palavras-chave

História
Sociedade e educação
Formação do povo brasileiro
Intelectuais, raça e classe social

Como Citar

RIBEIRO NETO, Alexandre; SANTOS, Lincoln de Araújo. Negros e os ninguéns: política e educação no pensamento social de Darcy Ribeiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019023, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654059. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho pretende analisar o pensamento social e educacional de Darcy Ribeiro com base em duas obras: O povo brasileiro (1995/2006) e Nossa escola é uma calamidade (1984), sem esquecer de considerar a trajetória do intelectual, político e operador do Estado e suas reflexões sobre a utopia civilizatória dos povos germinais que vêm constituindo o que chamamos de Brasil e a ninguendade como categoria explicativa resultante da diversidade das matrizes heterogêneas – índios, negros, europeus e caboclos – que se encontram nas contradições de uma cultura que irrompe da opressão dos engenhos – “máquinas de moer gente”. O projeto político baseado na idealização de uma escola de tempo integral e universalizada, os Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs traz as possibilidades de resgatar da ninguendade para a cidadania os filhos e filhas de uma escravidão recente.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654059
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