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Trabalho infantil na indústria de semi-jóias e suas repercussões nos processos de escolarização
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Palavras-chave

Reestruturação produtiva. Trabalho Infantil. Educação

Como Citar

BEZERRA NETO, Luiz; SILVA, Eduardo Pinto e; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos; LOCALI, Tammy Ticiane. Trabalho infantil na indústria de semi-jóias e suas repercussões nos processos de escolarização. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33e, p. 264–284, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33e.8639540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639540. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto visa discutir o problema do trabalho infantil no setor de semi-jóias no municípiode Limeira. Parte-se do princípio de que esta é sempre uma questão controversa, sobretudoquando envolve pessoas com uma idade inferior àquela que a sociedade determina comosendo a maioridade, dado que a transição de infância para adolescência e desta para a idadeadulta muda de acordo com a sociedade em que a pessoa está inserida. A passagem daadolescência ou juventude para a idade adulta depende, via de regra, das necessidades deingresso no mercado de trabalho ou das lutas e conquistas de cada sociedade. Nassociedades mais desenvolvidas a educação tem servido para retardar a entrada no mercadode trabalho. Nas menos desenvolvidas, sobretudo as sociedades que tem por base aagricultura, esse ingresso tem se dado muito mais cedo. Nas sociedades capitalistas maispobres a necessidade da força de trabalho aliada a ausência de um projeto educacional emcondições de atender a todas as crianças tem levado as crianças ainda muito cedo para aroça ou para o trabalho doméstico em condições, quase sempre, de super-exploração dessaforça de trabalho sem a necessária formação para tal. Limeira-SP tem se destacado comogrande produtora de semi-jóias e essa realidade tem trazido uma série de impactos sobre asconfigurações trabalhistas, tal como a flexibilização das relações de trabalho, aterceirização e a conseqüente precarização da força produtiva. Nesse sentido, verifica-seaspectos preocupantes da relação entre escola e trabalho. Este influencia o desempenhopessoal dos alunos, os índices de repetência, a realização dos deveres de casa e o tempo dededicação aos estudos em casa. Parte-se do princípio de que criança que trabalha nãoestuda bem e não brinca. A pesquisa que aqui se apresenta é de natureza qualitativa. Aanálise qualitativa dos dados está sendo realizada a partir de uma abordageminterdisciplinar, incluindo, sobretudo, os referenciais da Sociologia do Trabalho,Sociologia da Educação, História da Educação e da Psicologia Organizacional, Social e doTrabalho.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33e.8639540
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