Banner Portal
Os usos da categoria trabalho na educação física
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Trabalho. Educação física. Educação. Corpo

Cómo citar

HEROLD JUNIOR, Carlos. Os usos da categoria trabalho na educação física. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 48–58, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639613. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639613. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O objetivo deste artigo é evidenciar presença do debate relativo à centralidade do trabalhona área de educação física. Para isso, dividimos a análise em três partes: na primeira,mostramos como alguns autores da educação física afirmam a importância ou airrelevância do mundo do trabalho para a área; na segunda, defendemos que uma análisedo trabalho feita baseada em Marx, Kosik e Lukács oferece possibilidades para que otrabalho seja assumido de forma mais crítica para o estudo da educação da corporalidadehumana; na terceira, como conclusão, elencamos algumas conseqüências analíticas quepodem ser notadas a partir da assunção do trabalho como fomentador de estudos e análisesna educação física. Como principal resultado, notamos que uma consideração crítica dastransformações produtivas que ocorrem na atualidade pode lançar novas e relevantesproblemáticas aos estudiosos da educação física.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639613
PDF (Português (Brasil))

Citas

ARENDT, H. Condition de l’homme moderne. Paris : Pocket, 2005.

AZEVEDO, F. de. A poesia do corpo. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1915.

BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, n. 48, p. 69-88, 1999.

GLEYSE, J. Archéologie de l’éducation physique au XXe siècle en France. Paris : Presse Universitaire de France, 1995.

KOSIK, K. La dialectique du concret. Paris : François Maspero, 1970.

KOSIK, K. La crise des temps modernes : dialectique de la morale. Paris : Les Éditions de la Passion, 2003.

LESSA, S. O mundo dos homens : trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ontologia do ser social Ciências Humanas, 1979.

LUKÁCS, G. Ontologia del ser social: el trabajo. Buenos Aires: Herramienta, 2004.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 14.ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1994, v. 1, livro 1.

NOZAKI, H. O mundo do trabalho e o reordenamento da educação física brasileira. Revista da Educação Física da UEM. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, v. 10, n. 1, p. 3-12, 1999.

ORTIGARA, V. Ausência sentida nos estudos em educação física: a determinação ontológica do ser. 2002. 219p. (Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina).

RABINBACH, A. The human motor: energy, fatigue and the origins of modernity. Los Angeles: University of California Press, 1992.

SILVA, M. R. S. da. A educação física, o corpo e o movimento humano na perspectiva do mundo do trabalho. 1996. 118p. (Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Ciências do Movimento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Porto Alegre.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas- SP, Florianópolis, SC: Autores Associados: Editora da UFSC, 2001.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.