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A prática pedagógica dos professores de história no uso dos livros didáticos
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Palavras-chave

Livros didáticos. História da educação. Prática pedagógica

Como Citar

MIMESSE, Eliane. A prática pedagógica dos professores de história no uso dos livros didáticos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 96–107, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639616. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639616. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Analisam-se as práticas pedagógicas dos professores de História nas séries do ensinomédio. Verificou-se como desenvolveram os conteúdos e utilizaram os livros didáticos,possibilitando classificar esses usos como do cotidiano e de pesquisa. Identificou-se comoos professores apropriaram-se das sugestões contidas nos programas oficiais, a partir daanálise dos conteúdos ministrados, relacionando-os aos conteúdos dos livros didáticos.Notou-se a permanência nas listagens, por longos anos, das indicações dos mesmos livros,independentemente, da redução de aulas semanais da disciplina História, fato ocorrido apartir da obrigatoriedade do ensino profissional. O período estudado trata dos anos entre1972 e 1986, por existirem fontes disponíveis para pesquisa e contemplar a implantação edifusão da Reforma do Ensino, que entre outras alterações, incluiu novos conteúdosespecíficos à História. Novas sugestões de trabalho provindas dos órgãos oficiais forampublicadas, decorrendo a publicação de novos livros didáticos. As fontes usadas compõemsedos relatórios de estágios produzidos pelos alunos do curso de Licenciatura em Históriada Universidade de São Paulo, da legislação e dos documentos oficiais. O estudo centrouseapenas nas escolas estaduais localizadas na área metropolitana da cidade de São Paulo.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639616
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