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Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX
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Palavras-chave

Escola Normal. História das Instituições Escolares. Cultura Pedagógica

Como Citar

MARTINS, Angela Maria Souza. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 173–182, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639621. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639621. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho investiga o processo de instituição das Escolas Normais brasileiras, no séculoXIX. Consideramos que a Escola Normal foi um ethos onde se desenvolveu uma culturapedagógica, que resulta de representações e valores, responsáveis pela construção daidentidade do professor primário brasileiro. Essa cultura pedagógica resulta do encontro dasubjetividade com a objetividade, ou seja, decorre das condições sociais, econômicas,políticas e culturais das diferentes conjunturas históricas, mas também produzrepresentações que instauram práticas e procedimentos pedagógicos que interferem narealidade social e histórica.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639621
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