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A constituição do professor como trabalhador
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Palavras-chave

Professor. Magistério. Licenciaturas

Como Citar

COSTA, Áurea de Carvalho; MARAFON, Adriana Maria Mattos. A constituição do professor como trabalhador. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 145–166, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639647. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente texto surgiu como um exercício para responder uma indagação: Como seconstituiu historicamente o professor enquanto trabalhador? Para contribuir à elucidaçãodessa indagação, procuramos situar esse profissional na divisão social do trabalho, emdiferentes contextos históricos. Buscamos levantar elementos da sua constituição enquantoprofissional desde o pólo do entendimento do mestre como um vocacionado, umprofissional, com aptidões especiais numa visão inatista, até o pólo do profissional.Objetivamos contribuir para a análise sobre a configuração histórica do magistério comoprofissão e encerramos o texto apresentando a nossa tese de que o professor não pode serconsiderado nem um vocacionado, nem profissional liberal prestador de serviços, mas oprofissional da educação, com conhecimentos específicos e experiências que se constroemna trajetória de trabalho, e, na esfera social, como intelectual orgânico.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639647
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