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Flores do sertão: perfilando professoras formadas pela escola normal de Feira de Santana de 1930 a 1949
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Palavras-chave

Educação. Gênero. Formação de Professoras

Como Citar

CRUZ, Antonio Roberto Seixas da; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Flores do sertão: perfilando professoras formadas pela escola normal de Feira de Santana de 1930 a 1949. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 182–199, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639649. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639649. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo busca traçar a ideia que as professoras formadas pela Escola Normal deFeira de Santana, entre 1930 e 1949, tinham de si mesmas ao se formarem, e o quepensavam ser necessário ao exercício da docência. Trata-se dos resultados de umainvestigação pautada na abordagem qualitativa da pesquisa e em princípios da HistóriaCultural (PESAVENTO, 2005). Este texto foi elaborado a partir do que as normalistasescreviam, umas sobre as outras, nos perfis, documentos publicados no Jornal Folha doNorte, semanário da Cidade de Feira de Santana - Bahia, na ocasião da formatura no CursoNormal. Foram utilizadas, também, como fontes: documentos da própria Escola Normalem estudo e entrevistas com suas ex-alunas, formadas no período supracitado. Ao términoda pesquisa, percebe-se que nos "retratos" que faziam de si, as egressas destacavam osatributos físicos, o comportamento moral e profissional esperado da mulher/professora.Entre as características mais destacadas, encontra-se a fragilidade. No entanto, o que sepercebe é que essas mulheres foram destemidas e fortes, capazes de se embrenhar nossertões baianos, sem a companhia dos pais ou responsáveis, no intuito de realizar o queelas mesmas denominavam de missão: levar saber às crianças de todos os recantossertanejos da Bahia.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639649
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