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Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível
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Palavras-chave

Educação popular. História da Educação. Paulo Freire Boaventura de Sousa Santos

Como Citar

PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira; PEREIRA, Eduardo Tadeu. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 72–89, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639807. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639807. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Por meio da retrospectiva histórica da Educação popular no Brasil, o presente artigo pretende reafirmar seu papel transformador do contexto de globalização da exclusão, no qual vivemos atualmente, pois se acredita que a Educação popular pode reacender a “chama da esperança” nas classes populares. Esta análise se inicia no final dos anos 40, período em que os ideais democráticos se expandem pela sociedade brasileira, passando pelos anos 50 e 60, quando surgem as ideias de Paulo Freire, que deram origem ao trabalho da Educação popular e que, mais tarde, se transformariam em um marco nas idéias pedagógicas no Brasil e no mundo. Foram também analisados os movimentos de resistência nos anos 70, o retorno à mobilização popular nos anos 80 e as consequências das políticas neoliberais instaladas no Brasil nos anos 90. Identifica-se, por fim, o novo cenário do século XXI, que apresenta à Educação popular seus desafios e a possibilidades neste tempo de transição paradigmática: trata-se de reacender a “chama da esperança”, resgatando a participação social das classes populares, rumo à construção de uma sociedade mais justa e mais humana.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639807
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