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O debate educativo nacional no discurso dos intelectuais do Diário dos Campos (1907-1928)
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Palavras-chave

Educação. História. Intelectuais. Imprensa

Como Citar

SOUZA, Eliezer Felix de; CAMPOS, Névio de. O debate educativo nacional no discurso dos intelectuais do Diário dos Campos (1907-1928). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 42, p. 113–132, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i42.8639869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639869. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a análise da recepção dos debates nacionais sobre educação no discurso dos intelectuais do jornal Diário dos Campos, Jacob Holzmann, Hugo de Borja Reis e José Cadilhe no período estudado e compreendido entre 1907 e 1928. Essa discussão apoiou-se no conceito de intelectual como organizador da cultura gramsciniana e na concepção de discurso do círculo de Bakhtin. Pela análise feita evidencia-se que os intelectuais do referido periódico apresentavam em seus discursos várias temáticas: missão da educação, a tese da educação feminina e formação de professor, bem como a defesa de reformas educativas. Com base na documentação analisada é possível indicar que o grupo estabeleceu interlocução com as discussões educativas promovidas nas principais cidades brasileiras e reafirmou o discurso salvacionista da educação para combater o analfabetismo.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639869
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