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Análise crítica da contribuição das tecnologias gerenciais para a relação entre trabalho e educação
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Palavras-chave

Tecnologias gerenciais. Trabalho e educação. Capital

Como Citar

MUELLER, Rafael Rodrigo. Análise crítica da contribuição das tecnologias gerenciais para a relação entre trabalho e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 57–75, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639978. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639978. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar das tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para tanto, torna-se imprescindível verificarmos o desenvolvimento dos métodos e técnicas de treinamento concebidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados a partir do que ficou conhecido como “Treinamento dentro da Indústria” ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e evoluíram, após a Segunda Guerra Mundial, e o que se caracterizou como “Gerenciamento Japonês”, quando finalmente fundamentaram-se como um elemento-chave do “Sistema Toyota de Produção” (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação de tal manifestação de tecnologia com os ideais educacionais presentes tanto no discurso de managers como nas recomendações dos órgãos multilaterais e suas determinações voltadas à educação nas últimas três décadas.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639978
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