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Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG
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Palavras-chave

Educação no Campo. Trabalho. Movimentos Sociais no Campo

Como Citar

SILVA, Ana Cecília Oliveira; PREVITALI, Fabiane Santana. Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 44, p. 76–91, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i44.8639979. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639979. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o projeto educacional das escolas municipais rurais de Uberlândia/MG a fim de verificar em que medida o projeto adéqua-se às especificidades de estudantes no campo tal como dispõe a LDB 9.394/96. A metodologia implicou em ampla revisão bibliográfica e documental sobre o tema e pesquisa de campo com aplicação entrevistas semi-estruturadas às diretoras e à coordenação pedagógica das escolas. O trabalho de campo foi realizado no primeiro semestre de 2009 em 5 escolas selecionadas segundo critérios de localização e características da comunidade no entorno da escola. Constatou-se que o modelo de gestão, os conteúdos, os projetos e a formação de professores de tais escolas seguem a mesma lógica das escolas urbanas, confirmando a tese neoliberal vigente de que modernização é sinônimo de urbanização da sociedade. Tem-se então a mera adaptação do serviço educacional oferecido na cidade para o campo, subjugando a população camponesa a este modelo que desconsidera a sua cultura e está dissociado de suas vivências. Concluiu-se que o ensino oferecido nas escolas do campo reproduz os valores hegemônicos da sociedade capitalista burguesa de forma ainda mais precarizada que na cidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639979
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