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As modas e o celibato: educação e normalização social no Rio Grande do Norte na década de 1920
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Palavras-chave

História. Educação. Higiene. Dispositivo. Normalização

Como Citar

MENEZES, Antonio Basilio Novaes Thomaz de. As modas e o celibato: educação e normalização social no Rio Grande do Norte na década de 1920. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 48, p. 184–198, 2013. DOI: 10.20396/rho.v12i48.8640016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640016. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo trata da normalização social na década de 1920, a partir do recorte histórico da produção do discurso educacional no Rio Grande do Norte, tomando por referencia o quadro conceitual de Michel Foucault, especificamente os conceitos de discurso, normalização e dispositivo. Examina a concepção de “educação completa” do professor potiguar Nestor dos Santos Lima, fazendo uma análise de duas publicações: As Modas e a Educação, um artigo publicado na revista Pedagogium em 1921 e O Celibato Pedagógico, libreto da tese apresentada no I Congresso Nacional de Educação em1927. E por fim tal análise procura estabelecer um paralelo entre estas publicações, mostrando como o conteúdo das diferentes temáticas caracteriza um dispositivo de normalização social, a partir da presença dos pressupostos higienistas na concepção educacional do autor, especificamente no que diz respeito à formação e ao exercício profissional.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i48.8640016
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