Banner Portal
A gênese das escolas públicas de instrução elementar em Santa Catarina
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Instrução Elementar. Gênese da Escola Elementar Catarinense. História da Educação Catarinense

Cómo citar

SCHMIDT, Leonete Luzia. A gênese das escolas públicas de instrução elementar em Santa Catarina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 43–56, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640038. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640038. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O presente artigo procura evidenciar a gênese da instrução/educação pública elementar em Santa Catarina durante as primeiras décadas do período imperial, principalmente a década de 1850, período este caracterizado por intensos debates sobre a necessidade de escolarização da população. As fontes analisadas foram relatórios do Presidente da Província e do Diretor Geral de Instrução Pública, além de legislação, periódicos, entre outros documentos fundamentais para o entendimento da dinâmica que se implantava, naquele momento, na área da educação escolar em Santa Catarina. Os resultados obtidos possibilitam compreender que a cultura escolar catarinense, naquele período, apresenta traços do liberalismo moderado, característico das primeiras décadas após a proclamação da independência. Ao mesmo tempo em que a instrução é proclamada como necessária, também é sinônimo de perigo. Sendo assim, o ideário era criar escolas diferenciadas, dependendo do grupo social a que se destinaria.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640038
PDF (Português (Brasil))

Citas

BASTOS, Maria. H. O ensino mútuo no Brasil (1808-1827). In: BASTOS, Maria Helena; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. p. 95-118.

FARIA FILHO, Luciano. M. de; VAGO, T. M. Entre relógios e tradições: elementos para uma história do processo de escolarização em Minas Gerais. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Org.). Brasil 500 anos: tópicos de história da educação. São Paulo: Edusp, 2001.p.117-136.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no império brasileiro. São Paulo: EDUSP. 1972.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. Cultura escolar/cultura oral em São Paulo (1820-1860). In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo (Org.). Brasil 500 anos: tópicos de história da educação. São Paulo: Edusp, 2001. p.67-96.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.

SANTA CATARINA. Jornal O Conservador, n. 315, p. 3, c.1, 17-4-1855.

SANTA CATARINA. Jornal O Mensageiro, de 23 de fevereiro de 1856.

SANTA CATARINA. Jornal O Cruzeiro do Sul, no 2, p.2, de 11 de março de 1858.

SANTA CATARINA. Coletânea de Leis Provinciais de 1835 a 1860. Florianópolis, Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.

SANTA CATARINA. Resolução n. 382 de 1o/07/1854 - BPESC.

SANTA CATARINA. Primeiro Regulamento da Instrução Primária de 05/05/1859 - APESC.

SANTA CATARINA. Correspondências de diversos ao Presidente da Província - APESC.

SANTA CATARINA. Ofícios do Diretor da Instrução Pública ao Presidente da Província, 1855 - 1860 - APESC.

SANTA CATARINA. Registros do Presidente da Província à diretoria da Instrução Pública – 1855 – 1860 - APESC.

SANTA CATARINA. Relatórios do Diretor Geral da Instrução Pública ao Presidente da Província, 1855 - 1860 - APESC.

SANTA CATARINA. Relatórios do Presidente da Província apresentado à Assembléia Legislativa de Santa Catarina – 1830 - 1860 - APESC.

SCHAFASCHEK, Rosicler. Educar para civilizar e instruir para progredir: análise de artigos divulgados pelos jornais do Desterro na década de 1850. 1997. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.

SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, jul./dez. 1999.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou o planetário de erros (uma crítica ao pensamento de Althusser). Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 49.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.