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Formação de professores e “escola ativa”: reflexões em torno de uma “tradição de inovação”
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Palavras-chave

Formação de professores. Pedagogia. Didática. Escola Ativa. Tradição

Como Citar

PINTASSILGO, Joaquim; PEDRO, Lénia. Formação de professores e “escola ativa”: reflexões em torno de uma “tradição de inovação”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 3–23, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640069. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640069. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conteúdo e implementação de duasdisciplinas do currículo das Escolas do Magistério Primário portuguesas (antigas EscolasNormais Primárias), a Pedagogia e Didática Geral e a Didática Especial, tal como seexpressam após a reabertura das referidas escolas, em 1942, e da definição dos novosprogramas no ano seguinte. As renovadas Escolas do Magistério Primário dão conta doesforço do Estado Novo salazarista para possuir, finalmente, escolas de formação deprofessores, no caso do chamado ensino primário, mais ajustadas às finalidades do regimeautoritário português. Mas esse enquadramento não deixa de conviver, de alguma maneira,com uma tradição pedagógica, que mergulha as suas raízes na Escola Nova, agoraadaptada aos novos tempos católicos e conservadores.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640069
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