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As datas significativas e o lugar de memória na formação docente inicial – reflexões pertinentes
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Palavras-chave

Datas Significativas. Lugar de Memória. Formação Inicial

Como Citar

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. As datas significativas e o lugar de memória na formação docente inicial – reflexões pertinentes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 128–138, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640141. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto propõe reflexões sobre as datas significativas (comemorativas) a partir de três ênfases: como conteúdo da formação docente inicial; enquanto lugar de memória, e enquanto mecanismo para a constituição da identidade discente.  Parte, para tanto, de uma pesquisa embasada na observação participante - e nos correlatos registros no diário de campo -, realizada ao longo de seis anos (2005-2010) na docência da disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de História para a educação infantil e anos iniciais de escolarização.  Nesta direção, apresenta algumas dificuldades encontradas para o trato com o tema, com foco voltado para as questões metodológicas.  Como conclusão, reitera as datas significativas como espaços de afirmação identitária, dignas de um olhar mais atento por parte de qualquer programa de formação docente inicial.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640141
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Fontes documentais:

Diários de campo produzidos entre março de 2005 e dezembro de 2010

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