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Educação, movimento sindical e a polêmica em torno da proposta de “sindicato cidadão”
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Palavras-chave

Cidadania. CUT – Central Única dos Trabalhadores. Educação. Movimentos sociais. Sindicato

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. Educação, movimento sindical e a polêmica em torno da proposta de “sindicato cidadão”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 153–173, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640143. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640143. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em cinco sindicatos de trabalhadores da região metropolitana de Campinas nos últimos três anos. O objetivo da investigação foi conhecer e problematizar as práticas educativas dessas entidades sindicais e, em especial, das que se definem como “sindicato cidadão”. Na primeira parte do texto são enunciados os fundamentos teóricos, em particular, a concepção de cidadania que tem sido admitida como princípio orientador dos discursos e da ação educativa de muitos sindicatos. A seguir é apresentada a metodologia de coleta de dados, que foi a entrevista semi-estruturada. Na terceira e quarta partes os dados colhidos são apresentados e analisados com vistas a oferecer subsídios para compreender as convergências da práxis sindical-educativa regional, bem como as especificidades e divergências observadas nas experiências desenvolvidas pelos sindicatos de trabalhadores que, sob o ponto de vista do espectro político-ideológico, estão engajados na proposta de “sindicato cidadão” da CUT e os que se apresentam à esquerda dela, criticando-a.

https://doi.org/10.20396/rho.v12i45.8640143
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