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Cidadania e educação enquanto valor econômico: por uma perspectiva diferenciada
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Palavras-chave

Cidadania. Escola. Valor econômico

Como Citar

OLIVEIRA, Lilian Tatiane Candia de; LIMA, Paulo Gomes. Cidadania e educação enquanto valor econômico: por uma perspectiva diferenciada. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 89–99, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640170. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Esse texto discute a cidadania enquanto valor econômico, condicionada por contextos do modo de produção e força de trabalho considerando a educação como eixo transversal em três momentos. O primeiro trata da ideia de cidadania a partir do processo de reestruturação produtiva no Brasil, o que impulsiona a discussão do segundo momento sobre a tipologia do cidadão a ser formado e para quê sociedade. A inserção da escola como agência formadora da construção cidadã à luz da racionalidade econômica configura-se o terceiro eixo. Trata-se de um estudo reflexivo de natureza qualitativa, cujo destaque se dá para as recorrências que o mercado solicita na formação de tipologias de cidadania adequadas à sua retroalimentação.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640170
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