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O ensino de matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889)
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Ensino de Matemática. Formação de professores. Escola Normal. Século XIX

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SOARES, Flávia dos Santos. O ensino de matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 54, p. 128–143, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i54.8640173. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640173. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

No século XIX várias foram as iniciativas de selecionar candidatos ao magistério primário no Brasil. Dentre os modelos existentes estão a nomeação de professores por concursos públicos e, por outro lado, as tentativas de formação pelas Escolas Normais. Na cidade do Rio de Janeiro, a criação de uma escola normal ocorreu somente em 1880, após uma longa trajetória de lutas e embates. O objetivo deste texto é investigar quais eram as diretrizes para o ensino de Matemática na Escola Normal da Corte, locus de formação criado para substituir a nomeação de professores por concurso. Neste artigo são feitas considerações sobre os conteúdos de Matemática ministrados, os professores e as obras didáticas usadas como referência na constituição de saberes para esse novo modelo de formação de professores.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i54.8640173
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