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Concepções políticas e educacionais de Renato Jardim
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Palavras-chave

Renato Jardim. Biografia. Educação Brasileira. Escola Nova. Psicanálise

Como Citar

CUNHA, Marcus Vinícius da; SILVA, Tatiane. Concepções políticas e educacionais de Renato Jardim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 78–91, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640194. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções políticas e educacionais de Renato Jardim, intelectual que participou ativamente na cena educacional e política brasileira nas primeiras décadas do século XX, tendo sido responsável por iniciativas de reforma educacional e ativo participante nos mais importantes debates sobre a educação ocorridos na época. A metodologia empregada é a análise bibliográfica em moldes tradicionais, utilizando, além de literatura especializada no tema, a autobiografia do autor publicada em 1946 e quatro livros de sua autoria publicados entre 1932 e 1936. No campo político, são examinados os argumentos do autor relativos ao governo de Getúlio Vargas instituído em 1930 e ao movimento constitucionalista de 1932. No campo da educação, o trabalho analisa as ideias do autor a respeito da introdução da psicanálise nas práticas pedagógicas e as suas reflexões em busca de uma definição para o conceito de Escola Nova.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640194
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