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A trajetória da administração da educação pública no Brasil e a construção da democracia
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Palavras-chave

Administração da educação. Políticas educacionais. Gestão

Como Citar

DRABACH, Nadia Pedrotti. A trajetória da administração da educação pública no Brasil e a construção da democracia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 42–53, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640262. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640262. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os diferentes modelos de gestão educacional no Brasil, ao longo do século XX, relacionando-os com o contexto histórico e com as mudanças conjunturais. Para a materialização desta proposta o estudo buscou, em bibliografia pertinente, elementos que possibilitaram construir interpretações e relações entre si, de maneira a responder o propósito do trabalho. O modelo de administração da educação presente nas primeiras décadas do século XX se baseava nos princípios da administração geral e possuía uma estreita relação com o contexto socioeconômico da época. Os anos 1980 trouxeram novos discursos para o campo da administração da educação que se inseriram no movimento pela democratização da sociedade que acabava de sair do regime ditatorial. A inserção do princípio da gestão democrática da educação na Constituição Federal de 1988 significou um avanço significativo na construção da gestão democrática da educação. Entretanto, a década de 1990 não foi tão promissora em termos da construção da sociedade democrática almejada na década anterior o que trouxe reflexos para o campo da administração da educação.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640262
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