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Reflexões em torno da pesquisa e da produção do conhecimento em educação no Brasil
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Palavras-chave

Pesquisa em Educação. Análise da produção científica em Educação. História da Educação

Como Citar

HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Reflexões em torno da pesquisa e da produção do conhecimento em educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 45–70, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640320. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a pesquisa e a produção do conhecimento científico em Educação no Brasil tendo como referência um olhar retrospectivo sobre o que foi escrito e produzido nesse campo de conhecimento desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Os autores e textos focalizados não representam a totalidade do que se produziu nessa área, mas são resultado de escolhas motivadas pelo intuito de traçar um panorama teórico mínimo para que se possa compreender como esse campo de conhecimento se constituiu e desenvolveu no país. O artigo está estruturado em seis tópicos. Inicia com um breve histórico da pesquisa em Educação no Brasil, situando-a no contexto social da implantação da pós-graduação no país. Em seguida, apresenta a produção científica em Educação no Brasil a partir de textos produzidos por pesquisadores da área. No terceiro e quarto tópicos são enfocadas as pesquisas do tipo “estado do conhecimento” e aquelas oriundas de Associações, Grupos de Estudo e Sociedades da área. Posteriormente abordam-se as reflexões críticas sobre a pesquisa em Educação e História da Educação e finalmente, tomando como referência a definição bourdieusiana de “campo científico”, o campo da História da Educação é situado com base em um conjunto de reflexões oriundas de trabalhos recentes sobre o assunto.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640320
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