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A influência de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: uma análise bibliométrica
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Palavras-chave

Ensino de Ciências. Movimento CTS. Paulo Freire. Produção científica

Como Citar

ZAUITH, Gabriela; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A influência de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: uma análise bibliométrica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 267–293, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640332. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640332. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Ensino de Ciências é um campo de pesquisa diferenciado por abordagens que se modificam de acordo com o contexto histórico, econômico e social em que está inserido. Dentre suas vertentes críticas, a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) possui similaridades com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire quanto à educação política, não-bancária e contra-hegemônica. A partir da pesquisa bibliométrica realizada foram coletados dados no Banco de Teses da Capes e no Caderno de Indicadores Capes. O objetivo foi traçar o mapa da produção científica em Ensino de Ciências e Educação/Ensino CTS e identificar tendências e justificativas para utilização da abordagem freireana. O corpus da pesquisa foi constituído por 43 teses e dissertações de Ensino de Ciências e Educação CTS e bibliografias presentes em 22 disciplinas oferecidas em Programas de Pós-Graduação do país que utilizaram a perspectiva teórica freireana. As análises bibliométrica e de conteúdo dessa produção científica apontaram que a Educação CTS estabelece ligações concretas com a pedagogia de Paulo Freire por meio da utilização do seu referencial teórico nas teses e dissertações, bem como em disciplinas de pós-graduação, configurando um campo de pesquisa em construção, situado em instituições de renome, como UFSC, USP e UnB.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640332
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