Resumo
Apontamos como o professor deve orientar sua atividade educativa enquanto a transformação social radical não se efetiva, e também identificamos quais as possibilidades colocadas no limite do aparelho ideológico escolar, demonstrando que é, sim, possível ir além da teoria crítico-reprodutivista. Afinal, a educação é condicionada, mas também, enquanto parte da contradição que permeia as relações sociais e de produção capitalistas, condicionante, ainda que dentro de certos limites, já que a luta pela transformação social radical deve ser travada na e pela sociedade.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado – Nota sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BAUDELOT, C. & ESTABLET, R. L’École Capitaliste em France. Paris: François Maspero, 1971.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção memória da educação)
DUARTE, Newton (et. al.). A Pedagogia Histórico-Crítica e o Marxismo – equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani. In: SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. (Orgs.) Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção polêmicas do nosso tempo)
FERNANDES, Florestan. “A formação política e o trabalho do professor”. CATANI, Denice Bárbara. (Et. all.) (Orgs) Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.
LENIN, Vladimir I. A falência da II Internacional. Trad. Armando Boito Júnior e Maria Luiza Gonçalves. 1a ed. São Paulo: Kairós Livraria e Editora Ltda, 1979. (Série Materialismo Histórico)
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. v. 3. Rio de Janeiro: Editorial Vitória Ltda, s/d.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2004.
ORSO, Paulino José. A educação na sociedade de classes: possibilidades e limites. In: ORSO, Paulino José; GONÇALVES, Sebastião Rodrigues; MATTOS, Valci Maria. (Orgs) Educação e luta de classes. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Orgs.) Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção polêmicas do nosso tempo)
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15. ed, Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea)
TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da educação)
TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade? Maceió, s/d. Disponível em: http://www.ivotonet.xpg.com.br/
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.