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Instrução e arte na escola primária do Paraná no oitocentos: proposições e efetivações (1870-1880)
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Palavras-chave

Instrução pública primária. Ensino de arte. Inspeção do ensino. Paraná

Como Citar

BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. Instrução e arte na escola primária do Paraná no oitocentos: proposições e efetivações (1870-1880). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 151–166, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640385. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640385. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Paraná surge como província, oficialmente, em dezembro de 1853 e, desde então, reorganizou a estrutura administrativa, incluindo nessa a instrução pública primária, que ficou sob responsabilidade da inspeção do ensino. O foco se volta para os sujeitos que estavam no topo da direção da instrução – inspetores/diretores e presidentes da província – com o intuito de identificar, nos relatos por eles deixados, o que era proposto para o ensino de arte nas escolas públicas primárias. A historiografia que se volta para tal ensino no século XIX tem demonstrado que este era entendido como o ensino de desenho geométrico. No Paraná tal perspectiva pode também ser confirmada com a circulação de compêndios didáticos de desenho geométrico, como o de Abílio César Borges. Todavia, a hipótese aqui traçada é a de que havia proposições para o ensino artístico, para além do desenho geométrico. As fontes que permitem tal procedimento são revistas periódicas, jornais e os relatórios dos inspetores/diretores gerais de instrução pública, disponibilizados no acervo da Biblioteca Nacional (RJ), no Museu Paranaense (PR) e no Arquivo Público do Paraná.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640385
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