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A prática dos exames finais de uma escola isolada rural de Novo Hamburgo/RS (1953-1971)
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Palavras-chave

Exames finais. Práticas Avaliativas. Ensino Rural. Escola Isolada

Como Citar

SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. A prática dos exames finais de uma escola isolada rural de Novo Hamburgo/RS (1953-1971). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 297–311, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640476. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640476. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse estudo é propor uma reflexão histórica sobre as práticas sociais construídas a partir de políticas educacionais locais e que, de certo modo, também regularam a escolarização para determinados grupos sociais. Além disso, buscou-se compreender e conhecer um pouco mais sobre as práticas avaliativas desenvolvidas nestas aulas que se caracterizaram como um modo possível dos filhos dos colonos terem contato com o conhecimento formal.  A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Analisa construída possibilitou recompor cenários de contexto que identificou marcas das políticas educacionais de uma época. A presença do Estado sentiu-se através de aulas isoladas responsáveis por alfabetizar e elevar o nível cultura da população. A diferença entre o prescrito e o praticado fica evidente nos depoimentos orais bem como nos dados organizados dos resultados dos exames finais. O que ainda se configura uma interrogação é a influência que as políticas desenvolvimentistas desempenharam a partir de 1968, aspecto que melhora consideravelmente o aproveitamento dos resultados finais da instituição em estudo.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640476
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