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Perspectivas históricas e concepções de qualidade e acesso ao ensino superior a distância no Brasil
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Palavras-chave

História. Educação Superior. Modalidade a Distância. Qualidade

Como Citar

MARTINS, Simone Maria; COSTA, Maria Luisa Furlan. Perspectivas históricas e concepções de qualidade e acesso ao ensino superior a distância no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 154–165, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640519. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640519. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, que apontam a história da educação a distância no Brasil, especialmente o Ensino Superior público. Busca-se articular a contribuição das políticas públicas para o acesso ao Ensino Superior de qualidade com os pressupostos de pesquisadores que apontam questões conceituais sobre a qualidade de cursos em nível superior nessa modalidade de ensino. Como ponto de reflexão, cita-se a articulação entre as questões legais e os avanços já alcançados em termos de acesso ao Ensino Superior e sua contribuição ante as necessidades que emergem no Brasil para os avanços da democratização do Ensino Superior. Nas considerações finais, segue uma breve retrospectiva da importância das políticas públicas educacionais, após a redemocratização do país, indicando o quanto a inserção desta modalidade vem contribuindo para o acesso ao ensino superior público.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640519
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