Banner Portal
Por detrás dos muros da escola: cotidiano do Grupo Escolar César Bastos (1947-1961)
PDF

Palavras-chave

Grupo Escolar. História da Educação. Rio Verde/GO

Como Citar

SILVA, Maria Aparecida Alves; RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza. Por detrás dos muros da escola: cotidiano do Grupo Escolar César Bastos (1947-1961). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 274–289, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640527. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo refere-se a uma investigação sobre a História da Educação e, para tanto, visa estabelecer as características relevantes da prática educativa desenvolvida pelo Grupo Escolar César Bastos, no período de 1947 a 1961. Para tanto, parte-se dos seguintes questionamentos: Qual o sentido da distribuição espacial e da definição do tempo escolar desta instituição de ensino? O que significou para alunos, professores e diretores participar da história deste estabelecimento escolar? Como abordagem metodológica optou-se pela pesquisa qualitativa, de cunho documental, ancorada na análise das seguintes fontes: Regulamento do Ensino Primário do Estado de Goiás de 1949, Mensagens dos Governadores, documentação oficial expedida pelo Grupo Escolar e entrevistas orais realizadas com ex-alunos, ex-professoras e ex-diretoras. Este trabalho se justifica pela escassez de pesquisa acadêmica sobre essa instituição, até o momento. Assim, pode-se afirmar que as práticas educativas vivenciadas no interior desta instituição escolar em alguns momentos se aproximaram, porém em outros se distanciaram daquelas vivenciadas nos primeiros grupos escolares brasileiros.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640527
PDF

Referências

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (org.). História da Educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, Celia Pezzola de. O difícil acesso à escola primária pública: Estado de São Paulo, 1945-1964. 230f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1988.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FARIA, Thaís Bento. Em traços de Modernidade: a história e a memória do Grupo Escolar “Hugo Simas” (Londrina – PR, 1937-1972). 190f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.

MENDONÇA, Zilda Gonçalves de Carvalho. A história da formação docente: a singularidade da escola normal de Rio Verde, GO (1933-1974). Goiânia: Asa, 2005.

PINTO, Rubia-Mar Nunes. Goiânia, no ‘Coração do Brasil’ (1937-1945): a cidade e a escola reinventando a nação. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.