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A democratização da educação e seu vínculo à consolidação do ideario liberal no país: alguns apontamentos
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Palavras-chave

Democratização da Educação. Liberalismo. Ascensão social pela escolarização

Como Citar

HOTZ, Celso; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A democratização da educação e seu vínculo à consolidação do ideario liberal no país: alguns apontamentos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 355–366, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640532. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640532. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões sobre o processo de democratização da educação no Brasil, analisando seus vínculos para a consolidação do ideário liberal no país. Não obstante a reivindicação da educação por parte de setores progressistas da sociedade brasileira, via de regra a educação tem sido indicada (ou sua falta), como responsável pelas disfunções inerentes ao modo capitalista de produção da existência. Desta forma, a democratização da educação tem se constituído como estratégia ideológica requerida pelos liberais, para o atendimento de seus interesses de classe, na justificativa do acesso ao emprego pela competência e meritocracia, na defesa de um ensino dual e no controle da mão-de-obra, todos, como reforçadores da proposição societária capitalista e de sua concretização no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640532
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