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O Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, como instituição educacional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil
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Palavras-chave

Educação profissional. Racionalização. Taylorismo

Como Citar

BATISTA, Eraldo Leme. O Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, como instituição educacional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 33–44, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641170. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Instituto de Organização Racional do Trabalho, foi criado em 1931, centralizando as discussões do projeto industrial para o país, bem como as discussões sobre as proposta para a educação profissional, que deveria se pensada na perspectiva da formação de novo trabalhador, para um industria em processo de crescimento. Defendemos a tese de que este instituto empresarial tornou-se também uma instituição educacional por excelência, pois formulava, divulgava e defendia teses referentes à educação e educação profissional. Tese fundamental para entendermos este período histórico e a questão da educação, pois a historiografia até o presente momento, não considerava esta organização como sendo educacional, mas apenas industrial o que deixava uma lacuna na historiografia, pois escolanovistas como Lourenço Filho, Fernando Azevedo, Noemy Silveira e professores da escola politécnica de São Paulo, foram fundadores do IDORT e articuladores do pensamento educacional no interior desta instituição, contando com apoio e contribuição de Roberto Mange, engenheiro e professor responsável pela elaboração de projetos voltados para a formação de trabalhadores.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641170
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