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As escolas elementares paulistas e seus alunos estrangeiros na passagem do século XIX para o XX
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Palavras-chave

História da Educação. Escolas elementares

Como Citar

PRADO, Eliane Mimesse. As escolas elementares paulistas e seus alunos estrangeiros na passagem do século XIX para o XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 259–269, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i63.8641182. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641182. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Efetuou-se um levantamento das escolas elementares no estado de São Paulo, nos anos finais do século XIX e início do XX. O grande número de crianças estrangeiras e de filhas de estrangeiros em idade escolar, provenientes da península itálica, suscitou discussões entre os inspetores de ensino e posteriores alterações na organização e fiscalização dessas escolas. Muitas crianças nascidas no Brasil frequentavam as escolas privadas subsidiadas pelo governo italiano e eram escolarizadas segundo os preceitos daquele governo. Essas escolas subsidiadas tinham como sede, na maioria das vezes, as associações de socorro mútuo. O governo paulista criava escolas elementares nos núcleos coloniais e nas sedes dos municípios. Mas, nem sempre essas escolas eram providas com professores, edifícios ou materiais para o ensino, principalmente as mais afastadas dos centros urbanos. Normalmente os próprios moradores supriam as escolas com os objetos que necessitavam. As fontes dessa pesquisa encontram-se no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Os autores consultados foram: Di Lorenzo (2002), Silveira (2007), Mimesse (2010), entre outros. Conclui-se que muitas crianças estrangeiras e filhas de estrangeiros frequentaram as escolas elementares paulistas.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i63.8641182
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