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O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho
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Palavras-chave

Formação profissional. Área de saúde. Educação a distância. Trabalho e educação

Como Citar

COSTA, Dalianne Lobo da; BUENO, José Lucas Pedreira; GOMES, Marco Antonio de Oliveira. O discurso da área de saúde sobre a educação a distância frente aos princípios da educação e trabalho. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p. 307–320, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643717. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho busca compreender a separação da educação e trabalho com as implicações para a formação teórico-prática dos graduandos da área de saúde e como a área de saúde compreende a formação pela modalidade Educação a Distância (EAD), valendo da perspectiva que trabalho e educação eram desenvolvidos indissolúveis nas sociedades primitivas e que com o surgimento da propriedade privada e da divisão de classes sociais, a educação deixou de ser desenvolvida junto com o trabalho e que a EAD surgiu para atender segmentos da classe trabalhadora desprovida dos meios de produção e do acesso à educação tradicional. Assim, buscamos desenvolver uma pesquisa documental e bibliográfica, com objetivos descritivos, abordagem qualitativa do problema e de natureza básica. Podemos considerar que a formação do profissional da área de saúde passa por desafios e deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, alicerçada pelos princípios e diretrizes SUS. Porém o modelo universitário atual, com práticas de ensino tradicionais, distancia o conhecimento do aluno das reais necessidades do processo saúde-doença da população, não sendo isso um condicionante exclusivo da EAD, mas da separação do trabalho e educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643717
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